Os Náufragos
dez 11, 2018 - 14:19

Aulas 06 e 07 – Clube do Livro “Em Busca de Sentido”

Sempre que uma tragédia nos acontece há um intervalo maior ou menor de tempo para que o horror da sua realidade se instale completamente e outro para ser aceito.
 
Entre receber a notícia da morte de alguém próximo e aceitarmos a realidade dessa morte, vai uma distância. Entre aceitar a realidade e superar a perda, outra.
 
Entre escutar o médico diagnosticando uma doença incurável e a aceitação de que é incurável mesmo, vai uma distância. Entre adoecer e morrer, outra.
 
Nesses intervalos vivemos o que a psiquiatria chama de “ilusão de indulto”, que é a vã esperança de acreditar que até o último instante seremos poupados ou que não será tão ruim assim.
 
Viktor Frankl quando chegou ao campo de concentração de Auschwitz se deparou com a imagem da foto abaixo, de outros prisioneiros já por ali há mais tempo e sua ilusão de indulto foi esta:
 
“Nem é tão má a aparência dessa gente, eles estão visivelmente bem humorados e até rindo; quem diz que não chegarei também à situação relativamente feliz desses prisioneiros?”
 
Só aos poucos a realidade foi se impondo. Em suas palavras: “O horror tomava conta de mim, e isto era bom: segundo a segundo e passo a passo precisávamos nos defrontar com o horror.”
 
E isto era bom….
 
Difícil de entender e aceitar, não?
 
Para tanto é preciso ler, meditar, reler, meditar o seu relato sobre o período em que esteve preso neste campo de concentração, contido na sua obra-prima “Em Busca de Sentido”, que estamos trabalhando em nosso Clube do Livro aqui na Confraria dos Náufragos.
 
Hoje saíram duas aulas sobre a obra,falando justamente sobre essa “ilusão de indulto”. Confira!
Os Náufragos
dez 10, 2018 - 16:14

“Quando você vive como eu, você deixa algum dano pelo caminho.”

Quem assistiu ao episódio sobre um dos mais famosos chefs do mundo, Francis Mallmann, na primeira temporada de Chef’s Table, disponível na Netflix, tem uma pálida noção de alguns desses danos que ele confessa ter deixado pelo caminho. Especialmente aos seus filhos.

“Não são apenas flores. É um pouco egoísta, de certa forma. Mas para mim não há outra saída.”

Francis Mallmann é um fruto perfeito e acabado do estilo de vida da geração dos anos 60, que é a mensagem que ele quer passar com seu trabalho. E o faz com muita competência.

Como conquistou a liberdade quase total que tantos buscavam, mas poucos conseguiram, sua biografia acaba sendo um exemplar raro do que significa realmente viver esse estilo de vida que, na prática, não vai além do combo egoísmo + hedonismo.

É um estilo de vida sedutor, inspirador até, mas que não deixa espaço para mais nada nem ninguém além do Narciso auto-construído.

Contrastar a vida de Mallmann com a de outros chefs do seriado é, aliás, uma maneira excelente de visualizarmos como as vocações podem ser tão diferentes, ainda que sendo a mesma.

Comentamos mais e melhor sobre Mallmann e sua vocação namais nova aula de nosso Clube do Seriado Chef’s Table, disponível na Confraria dos Náufragos.

Confira! 

Os Náufragos
dez 07, 2018 - 17:27

My Own Man – Filme Para Náufragos

Dica de filme para náufrago para este fim-de-semana.

My Own Man é um documentário interessante em que o próprio diretor é o objeto documentado. David Sampliner tinha 40 anos quando sua esposa ficou grávida, o que o deixou em crise.

David se deu conta que não era um homem maduro o suficiente para ser pai. Sim, aos 40 anos… O documentário, então, retrata seu processo de busca e conquista dessa maturidade masculina.

Acompanhamos David fazendo curso de empostação de voz, participando de um grupo de caça e tentando aprender com seu pai. Mas o que realmente o instalará na maturidade será o nascimento do seu filho.

Vale a pena assistir ao filme que mantém um bom humor indispensável, com David rindo de si várias vezes, e sendo honesto e sincero o suficiente para servir de bom exemplo de como e por que amadurecer.

Confira o vídeo com comentários do Jota sobre o filme clicando na imagem ou na sua área de membros! 

Os Náufragos
dez 06, 2018 - 16:50

Podcast #47 – Um Guru Para Chamar de Seu

Tony Robbins é um dos mais bem sucedidos palestrantes motivacionais que há por aí e dos mais importantes divulgadores da PNL.
 
Também é autor de vários livros e atua como “life coach”, tendo por cliente figuras conhecidas como Bill Clinton, Sir Anthony Hopkins, Arnold Schwarzenegger e Quincy Jones.
 
Um cara desses é claro que não passaria batido pelos Náufragos! 🧐
 
Na Netflix há um documentário muito interessante sobre um de seus seminários, chamado “Encontro com o Destino”, que permite enxergar de perto como é seu trabalho e quem ele é no dia-a-dia.
 
Tem tanta coisa para comentarmos que só poderíamos ter feito um podcast sobre isso, é óbvio!
 
Quer saber o que achamos do documentário e do Tony, o tigrão dos sucrilhos motivacionais? Pois confira:
 

Os Náufragos
dez 05, 2018 - 11:07

“A harmonia do corpo e da alma… Nós, na nossa cegueira, separamos estas duas coisas para inventar um realismo vulgar e uma idealidade vazia!”

Eis um trechinho significativo dessa obra prima de Oscar Wilde, “O Retrato de Dorian Gray”, que produz um símbolo poderoso, por ser bastante didático, sobre a Beleza.

A aparência de beleza não é a Beleza em si, como nos ensina o famoso ditado popular “quem vê cara, não vê coração”.

Na obra de Wilde temos um retrato exemplar do quanto a beleza aparente, corporal, material, é nada se separada da sua essência, do bem que ela deveria ser um sinal de presença, ao menos. Atrai, mas não retém. Conquista, mas não entrega.

No livro, o constante distanciamento entre a aparência de beleza e a beleza verdadeira nos mostra o que isso realmente significa: a perversão do bem.

Eis um livro excelente também para quem quer entender melhor o que é a chamada “imaginação moral” e que muito recomendamos lá na nossa Confraria dos Náufragos, onde disponibilizamos um vídeo comentando mais e melhor sobre a obra.

Confira na sua área de membro ou clicando na imagem acima! 

Os Náufragos
dez 04, 2018 - 10:00

Aula 06 – Clube do Seriado The Walking Dead

– O senhor está louco?
– Minha senhora, quem não está?
 
Esta cena no 3º episódio da 2ª temporada de The Walking Dead envolvendo Rick, Lori e Hershell, culminando neste diálogo dos dois últimos é perfeita para ilustrar o efeito terapêutico desse seriado no espectador.
 
Lori interrogava Hershell sobre sua qualificação médica para cuidar e operar Carl, seu filho. Ao descobrir que ele era um veterinário, Rick quase desmaia e Lori perde o chão, fazendo a pergunta acima que faria todo o sentido se eles ainda vivessem no mundo de antigamente, antes do apocalipse zumbi. Mas ali, naquelas circunstâncias, ter um veterinário era um verdadeiro milagre, muito mais do que poderiam esperar.
 
Por isso a resposta de Hershell é sen-sa-cio-nal! 🙂
 
Porque devolve Lori à realidade. O efeito no espectador, pelo riso involuntário que a resposta causa, é parecido, porque é grande o peso emocional da situação vivida por Rick e Lori com seu filho à beira da morte e não há quem não se conecte com isso.
 
E porque a conexão se dá tão fortemente com esse naufrágio emocional de ambos que a resposta de Hershell nos resgata do exagero sentimental e nos devolve à realidade em que temos é de ser muito gratos pelo milagre de ao menos ter alguém ali capaz de tentar salvar Carl.
 
Viktor Frankl que viveu em certo sentido algo até pior do que um apocalipse zumbi, que foi estar preso sem perspectiva de nada num campo de concentração, disse o quanto o bom humor e principalmente a capacidade para rir de si mesmo eram fundamentais para a sobrevivência: “o humor constitui uma arma da alma na luta por sua autopreservação” e que “a vontade de humor – a tentativa de enxergar as coisas numa perspectiva engraçada – constitui um truque útil para a arte de viver”.
 
O “truque” de Hershell funcionou por isso, tornando leve para nós, espectadores, o que estava pesado demais.
 
Não por acaso depois que conseguiu sair do campo de concentração Frankl incluiu em sua logoterapia técnicas para fazer o paciente rir de si, de sua situação, de sua vida, pois sabia que isso devolvia ao caminho de uma cura.
 
E por devolver à realidade, também pelo riso em alguns momentos como este, é que TWD tem um potencial terapêutico imenso para os náufragos existenciais. É sobre isso que falamos em nossa aula sobre este e outros episódio no nosso clube do seriado The Walking Dead. Confira. 
Os Náufragos
dez 03, 2018 - 14:52

Aula 05 – Clube do Livro do Jordan Peterson

Aí você está lendo o “12 Regras Para A Vida”, tentando aplicar as quatro primeiras quando vem a quinta te considerando um pai de família tendo de educar seus filhos.

E se não tenho filhos nem perspectiva de tê-los por enquanto? Posso pular para a sexta regra, então? 🤔

Não, nada disso.

Se você prestar atenção na lógica encadeando cada regra disposta no livro perceberá que até aqui boa parte da ordenação do seu caos está em melhorar minimamente sua vida fazendo você prestar atenção e se dedicar naquilo que lhe faz bem: tenha coragem para fazer isso, cuide de você, procure amigos melhores e não se compare com os outros, apenas com quem você foi ontem.

Em resumo, são essas as quatro primeiras regras. Há aí uma tentativa de recuperar um mínimo de amor-próprio saudável, o que significa obter uma série de pequenos prêmios, recompensas, que te motivam a seguir em frente.

Acontece que chega um momento em que você terá também de dizer “não” a você, adquirir uma disciplina, aprendendo a sacrificar algo hoje para conquistar algo melhor amanhã, e nessa hora você terá de tratar você mesmo como uma criança que precisa ser educada.

Entendeu como essa regra faz sentido mesmo se você não tem filhos?

É uma forma de você enxergar a parte “chata” de tentar dar ordem à vida, a parte dos sacrifícios, do abrir mão, não pela perspectiva de quem padece dessas regras, mas de quem enxerga o bem que o aparente “mal atual” causará, como um pai que ao castigar o filho sabe que o está ensinando a ser alguém melhor quando crescer.

Colocar-se na perspectiva do adulto, de alguém maduro, faz com que você reclame e se comporte menos como criança. 

Comentamos muito mais dessa regra em nossa Confraria dos Náufragos. Confira na sua área de membros ou clicando na imagem acima. 

Os Náufragos
nov 30, 2018 - 17:16

Três Vezes Amor – Filme Para Náufragos

“Eu sei que o amor não é um conto de fadas.” 💔

Clichezão, certo?

Não quando quem fala é uma menina de 11 anos de idade tendo de lidar com o divórcio dos seus pais.

Definitely, maybe (Três vezes amor) é daquelas comédias românticas que se parece com todas as outras comédias românticas. E é. Mas das melhores, e não apenas isso.

História muito bem roteirizada, com os temas bem encaixados e dialogando entre si, como o amadurecimento, vocação, naufrágio existencial, relação pai e filha e, claro, relacionamentos amorosos.

O mote do filme é o pai contando para a filha a história de seus 3 relacionamentos sérios vividos para que a menina descobrisse de qual deles ela é o resultado.

Uma comédia romântica para funcionar precisa que seu ritmo e atmosfera sejam enternecedores, o que Definitely, Maybe consegue com perfeição. Há várias cenas comovedoras, mas sem ser piegas.

Comentamos mais sobre esse filme, explicando por que ele ilustra bem a masterclass lançada esta semana, Guia de Sobrevivência a um Relacionamento, em especial a quinta regra de que nenhum relacionamento acontece naturalmente, mas exige uma decisão e um esforço constante. Confira na sua área de membro ou clicando na imagem acima. 

Francisco Escorsim
nov 29, 2018 - 11:08

Podcast #47 – As Incertezas da Vida

“Ninguém sabe o que é a morte, mas não faz muita diferença porque também nunca sabemos o que é a vida.”

Vai dizer que Antonio Lobo Antunes não tem razão?

Não sabemos mesmo, o que não significa que não tentemos e o mais novo filme dos irmãos Coen, feito para a Netflix, “The Ballad Of Buster Scruggs”, não é outra coisa senão uma meditação sobre a vida e a morte.

E que meditação sensacional, como esta de um dos protagonistas:

“Acredito que a certeza naquilo que podemos ver e tocar raramente é justificável ou nunca. De todas as nossas eras, quais certeza sobreviveram? E no entanto fabricamos algumas em busca de conforto.”

O filme é um conjunto de 6 contos aparentemente sem conexão, mas umbilicalmente ligados pela presença constante da morte. E não é isso que nos une também? Ou há alguma outra certeza nessa vida além do fato de que todos morreremos?

É um pouco sobre isso e muito mais que comentamos no podcast da semana. Confira: 

Os Náufragos
nov 28, 2018 - 11:39

Masterclass #4 – Guia de Sobrevivência a um Relacionamento

“Há uma grande lição em “A Bela e a Fera”, que uma coisa precisa ser amada antes de ser amável”.

Espera!

Não siga lendo como se a frase acima do Chesterton fosse compreensível à primeira vista.

Porque não é.

E só se torna compreensível mesmo quando conhecemos o contos de fadas à que se refere. Mas se você tentar enxergar isso na sua vida amorosa, aí…

Aí essa frase perde todo o sentido, sejamos sinceros!

Queremos ser amados ainda que não sejamos amáveis, mas quem aí está disposto a amar o que não parece amável?

Pois é. 😥

Acontece, meu caro náufrago do coração, que TODO relacionamento amoroso exige EXATAMENTE isso.

Porque o encanto acaba, a paixão esfria e tudo o que resta é o outro que vai se tornando aos poucos cada vez menos amável se você decidir amá-lo apenas e tão-somente quando ele for e estiver amável.

Difícil?

Nem tanto. Exige esforço, é certo, mas é (muito) recompensador, dá sentido à toda sua existência.

Mas se você não sabe nem por onde começar, fique tranquilo e conte conosco! 👊

Vamos ajudá-lo a sobreviver em um relacionamento, começando com 5 dicas (na verdade, regras) preciosas:

1) Seu parceiro não é seu inimigo.

2) Toda relação é um processo.

3) Conheça os seus defeitos e suas qualidades.

4) Conheça muito bem o seu parceiro.

5) Nada acontece naturalmente.

A frase do Chesterton se encaixa nesta quinta dica e as demais se tornam auto-evidentes se essa quinta for compreendida e aceita.

Mas aí que está, né? Precisamos de mais ajuda com isso.

Por isso temos aqui uma masterclass inteiramente dedicada a explicar melhor e aprofundar muito mais cada uma dessas regras. Confira em sua área de membros ou clicando na imagem acima! 

Os Náufragos
nov 27, 2018 - 10:31

Aulas 4 e 5 – Em Busca de Sentido

Olhe a foto, por favor.

Aposto que mesmo sem explicação você já sabe do que se trata. Sim, são prisioneiros em um campo de concentração nazista.

Para não morrer de fome, todos precisavam trabalhar como escravos para ganhar em troca cupons-prêmio que por sua vez eram pagos em cigarros que por sua vez eram trocados por sopas. Cada cigarro equivalia à uma sopa.

Ninguém poderia se dar ao luxo de fumar os cigarros. Sem as sopas, morreriam de fome. Por isso, Victor Frankl nos conta: “Quando um colega começava a fumar seus poucos cigarros, já sabíamos que havia perdido a esperança de poder continuar – e, de fato, então não aguentava mais.”

Eis um trecho de sua mais famosa obra, “Em Busca de Sentido – um psicólogo no campo de concentração”, em que relata o que lá viveu e como sobreviveu. Numa circunstância infernal dessas, é claro que o pior em cada um se manifestava para tentar sobreviver:

“É violenta a luta pelo pão de cada dia e pela preservação e salvação da vida. (…) somente conseguiam manter-se com vida aqueles que não tinham escrúpulos nessa luta. (…) Todos nós que escapamos com vida (…) sabemos e podemos dizer, sem hesitação, que os melhores não voltaram.”

Frankl foi um dos que voltaram e é por isso que seu relato não é “apenas” uma história sendo contada, é algo muito maior, mais difícil e significativo: é uma confissão.

“O manuscrito já estava concluído quando me convenceram de que uma publicação anônima comprometeria o seu valor, visto que a coragem da confissão eleva o valor do testemunho. Por amor à causa, portanto, desisti também de cortes posteriores (…)”

Nenhum de nós passou por uma situação extrema assim, mas quantas vezes não preferimos satisfazer pequenos prazeres,”fumar nossos cigarros”, em vez de lutar por algo melhor e mais necessário?

E quando lutamos, quantas vezes não abandonamos toda moral e só agimos para ganhar a qualquer custo?

E quantos de nós temos a coragem de confessar quando fomos fracos ou maus? Aliás, quantos de nós sabemos o que é, de fato, uma confissão e qual o seu valor?

Por isso, este livro de Victor Frankl é muito mais do que um relato de um psicólogo num campo de concentração, mas um exemplo de confissão sem a qual nenhum sentido da vida é possível, salvo os fakes que vão se desmanchando à medida que a realidade vai se impondo.

Preciso dizer mais sobre quão importante é a leitura desse livro? Se quiser aprofundar muito mais o que pode aproveitar dessa leitura conheça nosso clube do livro na Confraria dos Náufragos. Hoje saíram duas aulas sobre ele. Confira na sua área de membros ou clique na imagem e vá direto à página das aulas! 

Os Náufragos
nov 26, 2018 - 9:12

Aula 03 – Chef’s Table

Quem disse que realizar sua vocação é sinônimo de prazer e felicidade constante? 🤔

A vocação se tornou uma daquelas palavras mágicas parecendo carregadas apenas de coisas boas, maravilhas, realizações, conquistas, sucesso, fama e por aí vai.

Mas não é assim. Basta conhecer pessoas que realizam ou realizaram sua vocação para se constatar a quantidade imensa de esforço, trabalho, dedicação e sacrifícios que isso exige.

Além disso, uma vocação não se reduz a um trabalho, um ofício, uma carreira, mas envolve toda a personalidade e tem muito mais a ver com quem você tem de ser do que com o que você tem de fazer nessa vida.

Por isso o critério de realização de uma pessoa jamais pode ser apenas o de ter “se dado” bem no trabalho, na carreira.

Daí porque decidimos trabalhar em nosso clube do seriado com a série Chef’s Table, da Netflix. Porque nos fornece um raro retrato de várias biografias que possuem o mesmo ofício em comum, mas cujas vidas são as mais diversas, permitindo enquadrar a vocação em algo muito maior do que apenas o mundo do trabalho.

E aí descobrimos ou somos lembrados que ser bem sucedido na carreira pode perfeitamente acompanhar um naufrágio pessoal daqueles, como no caso de Dan Barber, famoso chef americano, que é, em suas palavras, feliz e infeliz ao mesmo tempo. Por quê?

Assista ao episódio sobre ele em Chef’s Table (2º da 1ª temporada) e descubra. Depois confira nossa análise a respeito na sua área de membros.

Os Náufragos
nov 23, 2018 - 11:46

Mais um Filme Para Náufragos

Sexta é dia de dica de filme aqui na Confraria. Já assistiu esse? Se não, confira na sua área de membros por que o recomendamos (e muito).

Francisco Escorsim
nov 22, 2018 - 14:02

Podcast #46

Comentamos o seriado Demolidor, da Netflix, no podcast da semana, que conversa de perto com a aula sobre a regra 4, do Jordan Peterson, que saiu esta semana. Confira:

 

Os Náufragos
nov 21, 2018 - 15:24
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer a nossa assinatura.
DESBLOQUEAR ACESSO

Nova Dica de Leitura

Os Náufragos
nov 20, 2018 - 14:15
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer a nossa assinatura.
TORNE-SE MEMBRO E ASSISTA WALKING DEAD CONOSCO

Começamos a segunda temporada de TWD!

Os Náufragos
nov 19, 2018 - 16:00
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer a nossa assinatura.
DESBLOQUEAR ACESSO

4ª Aula do Clube do Livro – 12 Regras Para A Vida

Os Náufragos
nov 16, 2018 - 18:14
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer a nossa assinatura.
DESBLOQUEAR ACESSO

Sugestão de Filme para Náufragos

Os Náufragos
nov 16, 2018 - 9:12

Podcast #45 – A Revolução dos Bichos

Podcast da semana está no ar! Falamos sobre as obras mais famosas de George Orwell, A Revolução dos Bichos e 1984, a própria presença do orwellianismo no imaginário coletivo e as guerras de narrativas contemporâneas.

Os Náufragos
nov 15, 2018 - 13:16
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer a nossa assinatura.
DESBLOQUEAR ACESSO

Masterclass – As 3 Marcas da Personalidade

Os Náufragos
nov 15, 2018 - 13:09
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer a nossa assinatura.
DESBLOQUEAR ACESSO

Novas aulas sobre o livro “Em Busca de Sentido”

Os Náufragos
nov 12, 2018 - 18:10
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer a nossa assinatura.
DESBLOQUEAR ACESSO

Aula 02 – Chef’s Table

Os Náufragos
nov 07, 2018 - 17:46
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer a nossa assinatura.
DESBLOQUEAR ACESSO

Dica de Leitura

Os Náufragos
nov 06, 2018 - 10:27
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer a nossa assinatura.
TORNE-SE MEMBRO E ASSISTA WALKING DEAD CONOSCO

Final da 1ª Temporada de TWD

Os Náufragos
nov 06, 2018 - 9:59
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer nossos planos de assinatura.
TORNE-SE MEMBRO

Aula 3 – Clube do Livro do Jordan Peterson

Os Náufragos
nov 02, 2018 - 16:55
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer a nossa assinatura.
TORNE-SE MEMBRO

Mais uma boa dica!

Os Náufragos
nov 01, 2018 - 20:30

Podcast #43 – A Essência da Vocação

Já assistiu ao filme-documentário Jiro Dreams of Sushi, da Netflix? 

Se não, corre lá e assiste e depois escuta o podcast da semana que está imperdível e é obrigatório para quem está acompanhando o clube do seriado do Chef’s Table.

Os Náufragos
out 31, 2018 - 14:52
Este conteúdo é restrito para os nossos membros. Clique no botão abaixo para conhecer os nossos planos de assinatura.
TORNE-SE MEMBRO

Masterclass #2 – Ansiedade

Os Náufragos
out 30, 2018 - 11:34
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer nossos planos de assinatura e se torne um confrade!
TORNE-SE MEMBRO E LEIA VICTOR FRANKL CONOSCO

Estréia do novo Clube do Livro

Os Náufragos
out 29, 2018 - 23:59

Agenda da Semana (29 de outubro a 02 de novembro)

Os Náufragos
out 29, 2018 - 16:26
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer a nossa assinatura.
TORNE-SE MEMBRO

Estreia novo Clube do Seriado

Os Náufragos
out 26, 2018 - 21:25
Este conteúdo é restrito para os nossos confrades. Clique no botão abaixo para conhecer os nossos planos de assinatura.
TORNE-SE MEMBRO

Filmes Para Náufragos – Mais Uma Chance

Francisco Escorsim
out 25, 2018 - 15:55

Podcast #42 – Por que você não se mata?

No podcast da semana falamos sobre o livro Em Busca de Sentido, do Victor Frankl, que será trabalhado no Clube do Livro que começa na semana que vem!

Confira e compartilhe!

Os Náufragos
out 24, 2018 - 18:42
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer nossos planos de assinatura e seja também um nosso confrade.
TORNE-SE MEMBRO

Dica de Livro

Os Náufragos
out 23, 2018 - 12:01
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer nossos planos de assinatura e se torne um confrade hoje mesmo!
TORNE-SE MEMBRO E ASSISTA WALKING DEAD CONOSCO

3ª Aula – Clube do Seriado The Walking Dead

Os Náufragos
out 22, 2018 - 19:41

Agenda da Semana (22 a 26 de outubro)

Os Náufragos
out 22, 2018 - 15:12
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para conhecer nossos planos de assinatura e torne-se um confrade também!
TORNE-SE MEMBRO

2º Regra – Jordan Peterson

Os Náufragos
out 19, 2018 - 21:17
Este conteúdo é restrito para os nossos assinantes. Clique no botão abaixo para se tornar um confrade.
TORNE-SE MEMBRO

3 “Filmes” Para Náufragos

Os Náufragos
out 18, 2018 - 15:00

Podcast #41

Quinta-feira será sempre dia de podcast na Confraria e o desta semana é feito especialmente para membros porque o Jota e o Chico explicam por que escolheram os seriados, livros e filmes com que começamos nosso trabalho por aqui.

Está imperdível, confiram: 

Os Náufragos
out 15, 2018 - 15:05

Seja bem-vindo!

Eis a nova casa d’Os Náufragos!

Sinta-se à vontade para passear pelo feed aqui onde serão anunciadas as novidades constantes da Confraria. Mas não precisa se prender ao feed, pode ir também direto ao conteúdo que te interessar.

Os conteúdos abertos, todos os textos que já publicamos e podcasts que gravamos, estão disponíveis na área do Blog e Podcasts, que você pode acessar pelo banner lateral (se estiver em computador) ou abaixo do feed (se estiver no celular). Eles continuam gratuitos para quem quiser ler e escutar.

Já os conteúdos exclusivos para assinantes podem ser acessados na área de membros. Cada curso, clube do livro, clube do seriado, masterclass, filmes para náufragos e dicas de leitura estão ali organizados para você não perder nada e nem se perder nesse mar de novidades!

Em breve publicaremos também um calendário de publicações futuras. Nesta semana de lançamentos tudo já está publicado e na quinta sairá novo podcast e na sexta mais uma dica de filme para náufragos. A partir da semana que vem todos os dias da semana haverá algo novo por aqui. 

Ah, e não perca o podcast desta semana porque nele não só explicaremos a razão da escolha das obras dos clubes do livro, seriado e masterclass, como também anunciaremos mais um seriado e livro que começaremos em breve.

Acredite, você nos usará mais do que usa a Netflix! 😉

Os Náufragos
set 14, 2018 - 16:16

O que é Masterclass?

É só um nome chique para o que antigamente chamavam de “Aula Magna”. As grandes faculdades do mundo sempre abriram seus anos letivos com uma sobre algum assunto relevante.

Na nossa Confraria dos Náufragos você encontrará masterclass diferentes, como você nunca assistiu antes. Ou vai nos dizer que já viu filmes, seriados, discos e temas sendo tratados como tratamos, com tanta profundidade?

Confira o primeiro teaser da nossa primeira Masterclass sobre dois filmes icônicos dos anos 80 que permanecem formando o imaginário de todos nós.

Os Náufragos
set 14, 2018 - 16:15
Nossas masterclass são exclusivas para membros.
Torne-se um confrade hoje mesmo.
ASSINE AGORA

Nova Masterclass disponível

Os Náufragos
set 14, 2018 - 15:40

Adivinha qual a primeira série do nosso Clube do Seriado?

Os Náufragos
set 14, 2018 - 15:39
Nosso clube do seriado é exclusivo para membros.
Torne-se um confrade hoje mesmo.
ASSINE AGORA

The Walking Dead – Nova aula disponível

Os Náufragos
set 14, 2018 - 15:24

Quer saber como funciona nosso Clube do Livro?

Pois então assista à nossa primeira aula sobre o livro 12 Regras Para A Vida, do Jordan Peterson, e experimente. Aqui comentamos apenas a introdução do livro e cada regra do livro será esmiuçada em aulas como esta. Confira:

Os Náufragos
set 14, 2018 - 15:00
Nosso clube do livro é exclusivo para membros.
Torne-se um confrade hoje mesmo.
ASSINE AGORA

12 Regras Para A Vida – Nova aula disponível

Os Náufragos
set 14, 2018 - 14:58

Tem algum curso na Confraria dos Náufragos?

Tem sim, senhor. Não um só, mas nove! NOVE. E vem mais por aí. Nossos cursos atuais tratam de 3 temas básicos: sentido da vida, vocação e relacionamentos. Ei-los:

  1. Buscando o Sentido da Vida
  2. Enfrentando a Crise dos 20 anos
  3. Enfrentando a Crise dos 30 anos
  4. Desenvolvendo sua Imaginação
  5. Como Começar um Relacionamento
  6. Como Terminar um Namoro
  7. Traição: como Lidar, Perdoar e Recomeçar
  8. Como Vencer as Frustrações Amorosas
  9. Como Lidar com os Pais na Vida Adulta

Você pode adquirir cada curso separadamente ou pode se tornar um membro da nossa Confraria dos Náufragos e ter acesso à todos, mais Clube do Livro, Clube do Seriado, Masterclass e muito mais.

Os Náufragos
set 13, 2018 - 17:34

Assombrações de um Zumbi

Já levou um pé na bunda?

Quem nunca, não é mesmo? Neste texto o Jota fala um pouco das consequências disso na vida. Confere no blog.

Os Náufragos
set 13, 2018 - 14:24

Maturidade é um dos temas mais importantes quando o assunto é Vocação. 

É preciso que tenhamos sempre em mente essa máxima: não existe vocação sem maturidade. Toda vocação precisa de alguém maduro para realizá-la, ou melhor, é preciso buscar a maturidade antes de buscar a vocação. 

Podemos até mesmo dizer que o passo anterior à vocação é a maturidade. 

O texto que se segue fala mais sobre isso e com certeza pode te ajudar: 

Maturidade #1 – caminho sem volta

Jota Borgonhoni
set 13, 2018 - 14:07

Esta, meus caros, é a melhor tirinha para um náufrago. 

Quando bater aquele desejo imenso de se revoltar, de xingar Deus, se fazer de vítima e desistir de tudo; ao invés de sair pra comprar cigarro e nunca mais voltar, olhe por cinco minutos essa tirinha.

Tá comprovado: ela resolve tudo!

Vou até colocar na parede do meu consultório, acho que atrás de mim. Certamente ela vai acabar com mais dramas existenciais que um bando de terapias alternativas, cristais e o escambau.

E eu ainda vou fazer um curso inteiro só sobre essa tirinha. Me aguardem! 

Francisco Escorsim
set 12, 2018 - 17:01

Espírito Esportivo

Uma das cenas mais impactantes das Olimpíadas de 2016, ocorrida aqui no Brasil, foi a do neto do treinador da seleção de vôlei feminino do Brasil, José Roberto Guimarães, chorando antes mesmo do time perder para a China e ser eliminado da competição.

Ao final, enrolado ainda na bandeira brasileira, o menino de 6 anos correu ao avô, sentado no banco de reservas, abraçando-lhe com força. O microfone captou o avô dizendo, inutilmente, “não chora, tá, não chora”. O rosto do menino, quase coberto no ombro de Zé Roberto, deixava à mostra um olhar atento. Ele assentiu tentou cumprir o pedido, tentar não chorar, chorando.

Escrevi á época sobre isso. Confira no blog.

Francisco Escorsim
set 10, 2018 - 18:18

Você sabia que da década de 1980 até 2012 o suicídio entre adolescentes de 15 a 19 anos aumentou 62,5% no país?

São dados informados pelo Ministério da Saúde e compõem o chamado Mapa da Violência publicado em 2014 e 2015.

Hoje é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, ótima ocasião para compartilhamos um podcast que fizemos sobre o tema, comentando o seriado 13 Reasons Why.

Temos textos também sobre o assunto, mas nosso site está em reforma para receber a Confraria dos Náufragos, que em breve estará no ar, e quando estiver aí republicaremos todos eles.